Morada Contactos
Rua do Provedor, Nº 11
Ponta Delgada
9500-236 São Miguel, Açores
Telefone: 296 302650
Telemóvel: 917 285852
Fax: 296 302659
E-mail: info@amachado.pt
 

Ref.ª 3187    Venda: Casa


 
 Características
 14 Quarto(s)
 1 Quarto(s) de banho
Garagem

 Áreas
 Total do terreno: 68.984 m2
 Construção: 1.183 m2
 Implantação: 1.002 m2
   

0,00 €  

 

Prédio Misto
na Freguesia de Almagreira
Concelho de Vila do Porto

 

Casa Senhorial rural, de estilo rústico, datada do Séc. XVIII, que faz parte do conjunto edificado denominado Quinta do Falcão, que se encontra identificado no Inventário do Património dos Açores da Ilha de Santa Maria. O solar está inserido num amplo terreno (com zonas de mata, pastagem, a confrontar com ribeira), localizada no coração de Vila do Porto, entre a Baia (praia Formosa) e o centro de Vila do Porto, com excelente vista panorâmica, com grande parte da propriedade a confrontar com a estrada e com os terrenos para os quais estava previsto a construção de um campo de golfe.

Foi aprovado para o imóvel um projecto de arquitectura cujo propósito é o desenvolvimento de projecto de Turismo no Espaço Rural denominado Casas de Campo Quinta do Falcão. O referido projecto já está a ser implementado, pelo que se encontra a decorrer no local as obras de recuperação/reconstrução.

A propriedade, Quinta do Falcão, é constituída pelo edifício principal e 3 amplos anexos.

O edifício principal (solar) é composto por 2 pisos, e necessita de obras de recuperação, sendo constituído por:
R/Chão com amplo corredor, 11 quartos, sala, cozinha com arco de pedra e forno tradicional, quarto de banho, escadas de acesso ao piso superior, pátio interior e terraço à volta de parte do edifício.

1º Piso com 3 Quartos.

Observações: Todo o pavimento da implantação do edifício, quer interior quer exterior, é de pedra basáltica.

Os 3 amplos anexos eram edifício de apoio agrícola (estrebaria, granel e palheiro) e encontram-se presentemente em fase de obras, relativamente avançadas, no âmbito do já referido projecto de arquitectura, de forma a transformá-los em Casas de Campo (Unidades de Alojamento).

Nas áreas exteriores da propriedade, existem algumas áreas de jardim, antigo campo de críquete, pequena construção com mirante (com vista panorâmica), amplo terraço paralelo ao caminho de entrada da propriedade e pequena construção em ruínas. Encontra-se em estudo a possibilidade de implementar uma piscina na propriedade para complementar as zonas de lazer.

Assim, numa primeira fase do projecto de Turismo no Espaço Rural, a prioridade é reconstruir, recuperar e reconverter os edifícios de apoio à atividade agrícola transformando-os num total de 3 edifícios destinados a alojamento, perfazendo um total de 6 unidades independentes, e 1 edifício para recepção/escritório e arrumos.

Irão também ser alvo de recuperação todos os muros e espaços exteriores de apoio ao empreendimento.

A moradia principal (solar) será mantida tal como está apenas sendo alvo de obras de melhoria ao nível das fachadas (pinturas e carpintarias) para melhor integração com o edificado proposto, mas mantendo o seu carácter de moradia de veraneio, com potencial para ser transformada futuramente, por exemplo, numa pousada.

A intervenção em curso prevê-se estar concluída até ao final do 1º Trimestre de 2021, e tem como objectivo a manutenção e preservação ao máximo do carácter original dos muros e edifícios existentes, tratando assim de reinventar a distribuição espacial, sobretudo no interior, dos referidos edifícios, procurando ser uma intervenção o menos invasiva possível.

O edifício A será convertido em 2 unidades de alojamento (A1 e A2), compostas por piso térreo e mezanino parcial, sendo constituídas por:

R/Chão (Piso 0): Corredor com roupeiros de apoio, ampla sala e kitchenette em open space, quarto de cama e quarto de banho;
Piso 1: Mezanino por cima da zona do quarto que poderá servir de sala ou quarto.

O edifício B será convertido em 2 unidades de alojamento (B3 e B4), desenvolvido num só piso, compostas por:
Unidade Alojamento B3: Corredor com roupeiro de apoio, ampla sala e kitchenette em open space, 2 quartos de cama e quarto de banho;

Unidade Alojamento B4: Corredor com roupeiro de apoio, ampla sala e kitchenette em open space, quarto de cama e quarto de banho;

O edifício C será convertido em 2 unidades de alojamento (C5 e C6), desenvolvido num só piso, compostas por: Corredor com roupeiro de apoio, ampla sala e kitchenette em open space, quarto de cama e quarto de banho;

O edifício D, situado à entrada do prédio, será convertido numa unidade de um só piso, destinado a recepção/escritório e arrumos.

Áreas úteis das Unidades de Alojamento:

Unidade de Alojamento A1 - Total: 47,64 m2
Sala Comum, Kitchenette e Zona de Circulação: 31,79m²
Quarto Duplo: 10,29m²
Instalação Sanitária: 5,56m²
Mezanino - m²

Unidade de Alojamento A2 - Total: 48,42 m2
Sala Comum, Kitchenette e Zona de Circulação: 32,85m²
Quarto Duplo: 10,19m²
Instalação Sanitária: 5,38m²
Mezanino - m²

Unidade de Alojamento B3 - Total: 63,82 m2
Sala Comum, Kitchenette e Zona de Circulação: 36,09m²
Quarto Duplo: 12,06m²
Quarto Duplo: 10,26m²
Instalação Sanitária: 5,41m²

Unidade de Alojamento B4 - Total: 49,56 m2
Sala Comum, Kitchenette e Zona de Circulação: 31,77m²
Quarto Duplo: 12,37m²
Instalação Sanitária: 5,42m²

Unidade de Alojamento C5 - Total: 47,14 m2
Sala Comum, Kitchenette e Zona de Circulação: 31,81m²
Quarto Duplo: 10,26m²
Instalação Sanitária: 5,07m²

Unidade de Alojamento C6 - Total: 48,12 m2
Sala Comum, Kitchenette e Zona de Circulação: 33,32m²
Quarto Duplo: 9,72m²
Instalação Sanitária: 5,08m²

Edifício D - Total: 49,63 m2
Zona de Recepção e Escritório: 31,50m²
Arrumos: 18,13m²

No caminho de entrada, onde eram as antigas cavalariças que ocupavam todo o vão
entre os dois edifícios D (recepção) e A (primeira unidade de Alojamento), foi previsto a criação de uma estrutura em pérgola de madeira com o objetivo é criar um espaço de permanência, de sombreamento, protegido do vento e dos elementos, onde os hóspedes poderão estar, ler, brincar, correr, conviver, etc.

- - - - - - - -
Certificação Energética: Dispensado da indicação da classe energética aquando da publicitação para venda ou locação, ao abrigo do artigo 4.º do Decreto Legislativo Regional n.º 4/2016/A, de 2 de fevereiro.





     
  
     
  
     
  
     
  
     
  
     
  
  



Link directo do imóvel: https://www.amachado.pt/p3187